quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Estudo sobre a Assertividade da Técnica de Análise de Pontos de Função - Reliability of function point counts


Senhores,

          Com imenso prazer que divulgo estudo realizado por mim durante Trabalho de Conclusão de Curso pela Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

Dessa maneira, as principais relevâncias desse estudo estão na possibilidade de trazer o tema novamente à discussão, visto que o mais recente estudo que abordam o assunto data de 2005, além de trazer uma nova maneira de analisar tais divergências no âmbito nacional, baseado no CPM 4.3. 



Link do TCC: http://dl.dropbox.com/u/18910158/Estudo%20Sobre%20a%20T%C3%A9cnica%20de%20An%C3%A1lise%20de%20Pontos%20de%20Fun%C3%A7%C3%A3o.pdf



Neste trabalho foi realizado um estudo de caso com profissionais certificados na técnica de análise de pontos de função. Foi feito um estudo exploratório no qual o principal objetivo foi verificar a existência de divergências entre as contagens dos respondentes.
A pesquisa foi realizada entre março e abril de 2012 com profissionais certificados que trabalham na mesma área, de mensuração de softwares.
A pesquisa consistiu de um questionário composto de duas partes: a) com perguntas relacionadas ao profissional e b) com um cenário fictício desenvolvido pelos autores, com a descrição de um sistema que deveria ser mensurado (contado) pelos profissionais. 
Os questionários foram enviados a 25 profissionais por email, onde foi especificado  que se tratava de um trabalho acadêmico, porém sem maiores detalhes sobre os objetivos do trabalho. Dos 25 enviados, o grupo recebeu o retorno de 10 respondentes, que disponibilizaram os dados em planilhas Excel.
Neste estudo não foram utilizados conceitos e/ou modelos estatísticos para análise de dados, sendo feita uma análise qualitativa dos dados devido ao baixo número de respondentes.
A escolha dos respondentes se deu por conveniência, ou seja, não foram estabelecidos variáveis, como idade, sexo, cargo ou empresa. As únicas condições dadas para a participação na pesquisa foram: a) Ser certificado em Pontos de Função (CFPS) e b) não manter contato com os outros respondentes durante a contagem, uma vez que qualquer troca de informações a respeito da pesquisa poderia influenciar a interpretação do cenário e, consequentemente, os resultados.  Após coleta das contagens realizadas pelos informantes foi iniciada a etapa de análise e interpretação dos dados.
A presente pesquisa buscou comparar a aplicação da técnica de APF pelos informantes nas contagens enviadas com a prevista no Manual de Práticas de Contagem. O estudo utilizou como referência bibliográfica artigos acadêmicos, livros e o manual de práticas de contagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário